quarta-feira, 6 de junho de 2007

Notas do Evento



Profa. Msc. Ana Décia iniciou sua palestra com uma frase muito legal:
"Quem quer fazer pesquisa tem que ter um problema! Quem não tiver problema não pode pesquisar!"
De fato, uma provocação divertida sobre como iniciar uma investigação científica.


A profesora apresentou seus obstáculos de ordem emocional e estrutural ao longo de sua trajetória, mostrando aos alunos e amigos presentes que há um total envolvimento do investigador com o processo investigativo. Ao falar sobre Information Literacy e Information Literate, a docente explanou sobre a alfabetização informacional do Neo-Secretário como fator determinante de um perfil moderno e necessário à Sociedade da Informação, a fim de que este não seja um excluído sócio-digital e informacional.


Mais adiante, em uma reflexão sensata, lançou a pergunta: "Quanto custa a formação de um secretário?" -- uma vez que este deve investir em estudos de idiomas, ampliar sua cultura, produzir-se para o trabalho etc. -- e desafiou a questão do piso salarial de que muitos se queixam voltando o pensamento para o verdadeiro questionamento que deveria ser "O que falta em mim, secretário, para que eu receba o justo valor pelo meu trabalho?". Além disso, a professora discutiu sobre as técnicas secretariais que, em sua opinião, devem incluir tecnologias avançadas quando do seu estudo.

Ana Décia convocou alunos e professores a pesquisar e publicar temas secretariais nas linhas de gestão e técnicas. A professora lembrou aos alunos que eles também devem e podem contribuir para o curso. Somos gratas à Msc. Ana Décia pela sua parceria!

Nenhum comentário: