quinta-feira, 7 de junho de 2007

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Fim de Festa

E o quase sorriso de Kassia constrasta com o de Nhkechi.
Essa turma vale ouro! Deram sangue e suor para fazer um evento lindo. Parabéns alunas queridas!

Música de Qualidade - Grupo Quanta Si





Amigos e alunos do curso de Música da UFBA
colaboraram com o evento tocando músicas de qualidade com um repertório próprio e da MPB.




Eles se apresentarão no Auditório do IRDEB - Federação - nos dias 14, 15 e 16, à noite. Ingressos a R$10,00. Prestigie!




Um verdadeiro show!

Notas do Evento



Profa. Msc. Ana Décia iniciou sua palestra com uma frase muito legal:
"Quem quer fazer pesquisa tem que ter um problema! Quem não tiver problema não pode pesquisar!"
De fato, uma provocação divertida sobre como iniciar uma investigação científica.


A profesora apresentou seus obstáculos de ordem emocional e estrutural ao longo de sua trajetória, mostrando aos alunos e amigos presentes que há um total envolvimento do investigador com o processo investigativo. Ao falar sobre Information Literacy e Information Literate, a docente explanou sobre a alfabetização informacional do Neo-Secretário como fator determinante de um perfil moderno e necessário à Sociedade da Informação, a fim de que este não seja um excluído sócio-digital e informacional.


Mais adiante, em uma reflexão sensata, lançou a pergunta: "Quanto custa a formação de um secretário?" -- uma vez que este deve investir em estudos de idiomas, ampliar sua cultura, produzir-se para o trabalho etc. -- e desafiou a questão do piso salarial de que muitos se queixam voltando o pensamento para o verdadeiro questionamento que deveria ser "O que falta em mim, secretário, para que eu receba o justo valor pelo meu trabalho?". Além disso, a professora discutiu sobre as técnicas secretariais que, em sua opinião, devem incluir tecnologias avançadas quando do seu estudo.

Ana Décia convocou alunos e professores a pesquisar e publicar temas secretariais nas linhas de gestão e técnicas. A professora lembrou aos alunos que eles também devem e podem contribuir para o curso. Somos gratas à Msc. Ana Décia pela sua parceria!

Sobre o Encontro Técnico Científico de Secretariado Executivo - UFBA




Secretariado Executivo, área com 37 anos de existência na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, carece de um arcabouço teórico-filosófico próprio que exprima sua verdadeira natureza de Ciências Sociais Aplicadas, ampliando sua atuação acadêmica para o campo da pesquisa priorizando para tanto, a investigação científica.

É imperativo que a razão de ser de Secretariado Executivo esteja além do seu exercício técnico-prático, pois precisa ser vinculada à esfera do pensar, considerando as relações oriundas do aporte que faz nas demais áreas do conhecimento com as quais interaciona. Isso é possível mediante a formação do educando e do educador para a pesquisa, em conformidade com um dos propósitos sociais da universidade, em que a tríade ensino, pesquisa e extensão se configurem como realidade no curso superior, em uma “atitude cotidiana” (DEMO, 2005) e específica.

Urge o reforço da capacidade crítica e analítica do educando e do educador considerando o ciclo gnosiológico – “em que se ensina e se aprende o conhecimento já existente e o em que se trabalha a produção do conhecimento ainda não existente. A dodiscência- docência discência – e a pesquisa, indicotomizáveis” (FREIRE, 1996) - em todo o processo. Para tal é necessário criar uma cultura, ainda inexistente, de compreensão da pesquisa e do seu valor para a área de Secretariado Executivo, dentro e fora da Escola de Administração da UFBA, uma das dez melhores escolas de administração do país. Nesse sentido, a criação de um evento, com o tema Encontro Técnico-Científico de Secretariado Executivo da UFBA – Ano 2007 se fez imprescindível, como um momento de reflexão e difusão do exercício de pesquisa realizado pelos alunos e professores.

Em igual escala de importância e dentro de uma visão estratégia se pretende institucionalizar um evento de pesquisa científica - legitimado pelo Colegiado, corpo discente e docente -, como produto cerimonialístico da disciplina de Gestão Secretarial I que seja capaz de, no presente, possibilitar a práxis pedagógica do alunado e, futuramente, estar vinculado à Pós-Graduação da área.



As alunas da Disciplina Gestão Secretarial I cumpriram a proposta de criar um evento experimental que atendesse a relação teórico-prática e lhes complementasse a formação. A vocês, minhas queridas alunas, meu muitíssimo obrigada e meus parabéns pela realização do Encontro. Continuem acreditando na sua infinita capacidade de realizar, de empreender.




Ao nosso estimado diretor, Prof. Reginaldo Santos, agradeço o apoio e incentivo sempre presentes ao curso de Secretariado. Agradecimentos especiais à Professora Graça Teixeira, Coordenadora do curso, Profa. Ana Décia, Vice-coordenadora e palestrante e à Professora Bárbara Maurício.



Aos amigos do D.A e da Empresa Júnior que participaram e colaboraram com as alunas, emprestando sala, orientando e dando dicas importantes, nossa gratidão. Vocês fazem a diferença no curso!

Sou particularmente e especialmente grata, também, ao apoio dos funcionários da escola -- D. Zefa, Mário, Andréa, D. Regina, Editânia, Lio, Cristiane, Bigode, Henrique e os rapazes da portaria -- pois, sem eles, não teríamos conseguido realizar o evento em plena greve de servidores! Agradecimentos, à D. Angélica pela cessão das mesas e cadeiras e o espaço para a realização do coquetel.



Muito obrigada a todos vocês!